Levantamento florístico de trepadeiras em um remanescente florestal de Cerrado, no município de Caxias, Maranhão, Brasil - (2022)

Acessos: 2

Janilde de Melo Nascimento, Guilherme Sousa da Silva, Antônio Edmilson Camelo Júnior, Alexandre Fernando Rodrigues Rocha, Anastácia dos Santos Gonçalves, Gonçalo Mendes da Conceição

Volume: 1 - Issue: 4

Resumo. As plantas trepadeiras compõem principalmente as florestas tropicais e são fundamentais na dinâmica das comunidades vegetais. Nas bordas dos fragmentos, contribuem para minimizar o efeito dos ventos nos indivíduos arbóreos e auxilia na manutenção do sombreamento e microclima locais. Neste estudo caracterizamos esta sinúsia em um remanescente de Floresta do Cerrado Maranhense e produzimos uma chave de identificação e pranchas fotográficas para auxiliar na identificação destas plantas. O levantamento florístico foi realizado durante o ano de 2018 a 2021, com coletas aleatórias, por meio de caminhadas nas bordas e no interior da vegetação. Amostramos 34 espécies distribuídas em 13 famílias e 28 gêneros. As famílias mais representativas foram: Bignoniaceae (6 espécies) e Convolvulaceae (6). Quanto à consistência dos ramos verificou-se que das espécies de trepadeiras catalogadas 21 (62%) espécies são herbáceas e 13 (38%) espécies são lenhosas. Já para o mecanismo de escalada das espécies catalogadas o mecanismo volúvel foi o mais representativo com 53% (18 espécies), seguido por preênsil com gavinha com 45% (15 espécies) e apenas uma espécie apresentou o mecanismo escandente (2%). O conhecimento e caracterização das plantas trepadeira é muito importante para a flora local e regional dos remanescentes florestais, pois subsidiam estratégias para a manutenção e conservação desses remanescentes, em especial dos que se encontram no Cerrado Maranhense.

Idioma: Portuguese

Registro: 2023-10-13 09:36:41

https://brazilianjournalofscience.com.br/revista/article/view/77

10.14295/bjs.v1i4.77