Desenvolvimento de doce da fruta da palma forrageira (Opuntia fícus- indica (L.) Mill.)) adicionado de farinha da casca do maracujá - (2023)

Acessos: 5

Mérida Layara Xavier Costa, Luzia Almeida Couto, Érica Sandy Rocha de Almeida, Eleidervan da Silva Castro, Silvania Lopes da Silva, Roberta Alves Santos, Robson Queiros Domingues, Edinilda de Souza Moreira

Volume: 2 - Issue: 6

Resumo. A palma forrageira é uma cactácea cultivada em zonas árida e semiárida para a produção de forragem para o gado nos períodos de estiagem. Os frutos produzidos são muito apreciados pela população, encontrados nas feiras e mercados na época da colheita, no entanto, o fruto da palma possui valorização e exploração ainda restrita. A elaboração de doces, em geral, é uma das formas empregadas para conservação de frutas. Com a perspectiva de realizar a exploração do fruto da palma forrageira, o presente estudo, tem como objetivo elaborar o doce da fruta da palma forrageira adicionado da farinha da casca do maracujá, e verificar quanto a viabilidade para implementação no mercado alimentício. A elaboração do doce da fruta da palma forrageira, adicionado da farinha da casca do maracujá, visa desenvolver um produto que tenha em sua composição nutrientes benéficos à saúde, contribuindo para a exploração de um fruto que possui grande potencial econômico para ser empregado no setor alimentício. Além disso, a produção desse doce contribui para redução de impactos ambientais, uma vez que atua no reaproveitamento da casca do maracujá. Para analisar o perfil geral dos consumidores, foi elaborado um formulário composto por 13  perguntas objetivas. Foram obtidos respostas de 87 entrevistados, sendo estes escolhidos de forma aleatória. Ao analisar os dados obtidos, foi possível verificar que o público em questão estava aberto a novas tendências e inovações no mercado alimentício.

Idioma: Portuguese

Registro: 2023-10-13 09:36:14

https://brazilianjournalofscience.com.br/revista/article/view/336

10.14295/bjs.v2i6.336